sexta-feira, 30 de novembro de 2018

OH_VIENI_SUL_MAR_SUL_MINAS!-INSCRIÇÃO NO PRÊMIO LEITOR SUL-MINEIRO


OH_VIENI_SUL_MAR_SUL_MINAS!

“Desde a mais tenra idade:
conhecendo, cantando o hino, lendo a minha cidade”

FINALIDADE: Disseminar por todas as localidades sul-mineiras (170 cidades e 80 distritos) uma prática leitora que comece pela apresentação, leitura, diálogo sobre o hino da cidade. Uma vez que normalmente os hinos locais contam com a letra e a música compostas por conterrâneos das crianças, adolescentes, jovens estudantes, descrevem a cidade em variados aspectos e colocam em relevo a identidade local. Na sequência, a prática leitora busca desdobrar e associar cada verso do hino a outras obras e autores que também escreveram sobre e para a cidade, nos mais diversos gêneros. É uma prática que propõe a a formação de leitores literários desde a mais tenra idade, a partir do seu cotidiano,  do repertório dos autores conterrâneos e mais especificamente do hino de sua cidade.

OBJETIVOS:-formar novos leitores literários a partir do contexto local,- formar novos mediadores de leitura literária a partir do contexto local.

METODOLOGIA: o passo-a-passo para desenvolver esta prática leitora aconteceu a partir do encontro e da conexão dos diversos projetos-piloto que já vêm sendo desenvolvidos em todos os quadrantes da região sul-mineira, porém de forma isolada, tanto geográfica, histórica como tematicamente, com as academias de letras e com os corais estudantis e escolares. Destaca-se que tanto as academias de letras como os corais escolares (são aqueles organizados no âmbito de uma mesma escola) e as academias de letras e os corais estudantis (são aqueles que reúnem estudantes de várias escolas de uma mesma localidade) têm sido os protagonistas destas iniciativas. O passo inicial foi o convite para os estudantes interessados e a montagem de uma equipe interdisciplnar formada por mediadores de leitura e professores de várias áreas curriculares que ficaram responsáveis pela elaboração das sequências didáticas do projeto de cada localidade. Com os projetos prontos foram iniciadas as ações que enfatizaram a leitura de um repertório que contemplou desde o hino da cidade até memórias, crônicas, ensaios de autores locais e sobre temas locais.

PÚBLICO-ALVO: esta prática leitora é voltada para crianças, adolescentes, jovens, estudantes de variadas faixas etárias da educação básica (educação infantil, ensino fundamental -anos iniciais e anos finais-, ensino médio), interessados em participar de academias de letras escolares e estudantis, bem como de corais escolares e estudantis, todos em âmbito local. E a proposta de replicabilidade desta prática leitora, especialmente com as parcerias firmadas com os corais escolares/estudantis e as academias escolares/estudantis deverá se estender para as 250 localidades sul-mineiras (170 cidades e 80 distritos), acompanhando as iniciativas que já estão sistematizadas na região sul-mineira.

RESULTADOS: culminou com a apresentação do hino da cidade em vários estilos, acompanhada de mostras artesanais, exposições artísticas referentes à letra do hino, num evento cultural comemorativo, tanto na data de aniversário da cidade como nas festividades de fim do ano.

LINK: https://hinoscidadessulminas.blogspot.com/
(obs: como as fotos contém imagens de crianças, adolescentes e jovens, as autorizações estão sendo providenciadas para ampla divulgação).

Nenhum comentário:

Postar um comentário