quinta-feira, 1 de novembro de 2018

OH! MINAS GERAIS!, O HINO DE MINAS GERAIS ALGUMAS CONSIDERAÇÕES

Vista de Minas Gerais
Legislação
A Constituição Estadual de 1989 definiu, em seu artigo sétimo, que os símbolos do Estado são a bandeira, o brasão e o hino. Este, para tornar-se oficial, deve ser aprovado em concurso público ou decretado pelo governador do Estado
Em1985, foi instituído pela Secretaria de Estado da Cultura um concurso público, por meio de resolução publicada no Diário Oficial, para escolha do hino oficial do Estado. No entanto, a comissão julgadora abriu mão das 72 composições inscritas, por considerá-las aquém das expectativas.
Sete anos depois, em 1992, a Assembleia Legislativa estabeleceu novo concurso, tomando por tema a Inconfidência Mineira. Novamente, 570 composições foram desclassificadas por não alcançarem os padrões estabelecidos de métrica, tema e qualidade.
Uma proposta de emenda à constituição (PEC Nº 41/2015), tornando "Oh! Minas Gerais" o hino oficial do estado, aguarda votação em Plenário na Assembleia Legislativa.
Hino de Brandão e Lehmann
Nas décadas de 1920 e 1930 fazia parte do hinário distribuído nas escolas o "Hino a Minas Gerais", com letra escrita por Lucas Brandão e música do Padre João Lehmann. Apesar de bastante conhecido regionalmente, nunca foi oficializado.
Oh! Minas Gerais
A canção mais representativa do Estado de Minas Gerais é "Oh! Minas Gerais", com letra de José Duduca de Moraes, cantor e compositor mineiro, em parceria com Manoel Araújo. Tida por muitos como o hino oficial do estado, a canção utiliza a melodia de uma canção tradicional napolitana “Vieni Sul Mar!” A obra italiana chegou ao Brasil através das companhias líricas que apresentavam-se no país no fim do século XIX e início do século XX, já tendo uma versão brasileira anterior escrita e gravada em 1912 por Eduardo das Neves, , também com o título "Ó Minas Gerais", mas em homenagem ao couraçado brasileiro batizado com o nome do estado.
Gravações
O primeiro registro em áudio, já com a letra adaptada, foi feita por José Duduca de Moraes em 1942. A ela, seguiram-se muitos outras gravações conhecidas, incluindo a de Milton Nascimento e outras de vários corais mineiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário